By Antonio Paim

Show description

Read or Download A filosofia brasileira (Biblioteca breve) PDF

Similar nonfiction_6 books

Techonmancer

A singular

Additional resources for A filosofia brasileira (Biblioteca breve)

Example text

Em 1799, Fichete é forçado a abandonar a cadeira que ocupava na Universidade de Iena, pela pressão dos que o acusavam de jacobino e ateu. Essa circunstância, se retardou o declínio do sistema Wolff-Leibniz, na Prússia e principados alemães, 52 teria entretanto como resultado cercar o nome de Kant e de seus primeiros adeptos de uma auréola liberal, impressão que muito contribuiu para despertar na Europa a curiosidade em relação ao pensamento do mestre de Koenigsberg. Publicaram-se então diversas obras sobre a nova filosofia.

Feijó retém de Kant o papel novo que atribui à imaginação. Escreve: «Imaginação é a faculdade pela qual o ser cognoscitivo, a seu arbítrio, aumenta, diminui e modifica de mil maneiras suas sensações; faculdade esta que se exercita unicamente sobre a sensibilidade e que tem lugar depois de ter sido esta já desenvolvida por ocasião dos objectos externos. Ela foi dada ao homem para ampliar seus conhecimentos sensíveis; por esta causa a incluímos debaixo da sensibilidade, pois prepara novos materiais para os conhecimentos inteligíveis».

As faculdades são poderes que tem a alma; estes poderes são a própria alma operando, deste ou daquele modo. O espírito é sempre um ... ». Na visão do pensador baiano, o aprofundamento do naturalismo não significa negar os factos estabelecidos pela via da observação, mas apenas denunciar a sua unilateralidade. «Se somos um ser inteligente ― escreve ― activo e livre, também somos um ser passivo; se existe em nós uma actividade própria, também existe, para assim dizer, uma actividade passiva; se muitos de nossos actos atestam em nós uma força produtora, que nos é própria, outros atestam que também somos regidos por leis que não são as leis de nosso espírito».

Download PDF sample

Rated 4.80 of 5 – based on 48 votes